terça-feira, 20 de março de 2012

EM ÉPOCA DE MEXERICA, PLANTE MEXERICA

Hoje começa o Ano Novo astrológico. Acontece o conhecido equinócio de outono... aequus(igual) e nox (noite), significa "noites iguais". A grande laranja 'dividida' exatamente ao meio: primavera no norte e outono no sul.

Muitas culturas festejam essa data de diferentes formas, sempre lembrando a promessa de vida após a morte, no sentido do eterno recomeço. A Páscoa é um exemplo!

Mas queria falar do mito associado ao primeiro signo da roda zodiacal (Áries): JASÃO E OS ARGONAUTAS

A aventura de Jasão em busca do velocino de ouro (pele do carneiro dotado de razão e fala) representa a jornada corajosa rumo ao desconhecido. É uma missão na qual o herói depende de suas faculdades além da vontade e do pensamento racional. Pode ser representada como a imaginação criativa e de seu misterioso poder de provocar acontecimentos e proporcionar soluções. É uma aventura específica que diz respeito ao tema central da IMAGINAÇÃO HUMANA.

Vale lembrar que Jasão só foi bem sucedido graças ao grupo que o acompanhava (argonautas).

Porém, também Jasão representa o tédio. Ele se enfastiou da vida e o reino conquistado não passava de um peso a carregar. Ficava sentado à sombra do navio, que acabou por despencar um pedaço na sua cabeça causando sua morte.

Então, amigos, é hora de inventar planos. Ano novo é sempre tempo de projetar expectativas e ações...

Porém, lembrem-se: em época de mexerica, plante mexerica... não vale semear maçã!


* referência: tarô mitológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

decifra-me ou te devoro